19 janeiro 2017

Desventuras Em Série (Especial)


Estava aqui pensando em como começaria o início deste post, enquanto ouvia “Precious Dark” da banda Indica, e vendo que essa música se encaixa perfeitamente com a história dos irmãos Baudelaire. Lemony Snicket (Daniel Handler) narra a história de Violet, Klaus e Sunny ao receberam a triste notícia de que seus pais foram mortos em um terrível incêndio, enquanto eles (as crianças) apreciavam a praia.

E anos após lançamento dos livros (que começaram em 1999) e do filme lançado em 2004, a Netflix resolve trazer a triste história das crianças mais famosas de todos os tempos. E como eu maratonei a 1° temporada em dois dias (oito episódios), tive que fazer um especial relatando o meu ponto de vista a respeito da adaptação.

Já vou dizendo que escutei muita gente falando que não ficou boa, e vou relembrá-los meus caros leitores que sou totalmente do contra, e sendo do contra: EU ADOREI A ADAPTAÇÃO! Não ficou cômica, nem tão engraçada, porém seguiu o mesmo ritmo do roteiro cinematográfico (e não me julguem por não ter lido os treze livros ainda).  Porém, quem assistiu ao filme (adaptado a partir dos três primeiros volumes da série), com toda certeza deve ter se compadecido da “sorte” daquelas pobres crianças enquanto Conde Olaf tentava se apossar de sua fortuna.

Um fato que achei interessante é que há momentos durante a 1° temporada que não sabemos ao certo se os pais dos meninos morreram, realmente, ou não. Eles contam com toda a ajuda possível de pessoas que querem protegê-los da trupe do Conde Olaf.


Assim como no filme e nos livros (acredito eu) você consegue sentir a mesma frustração dos três irmãos ao ficarem zanzando de um lar para outro até conseguirem um tutor que sobreviva tempo suficiente para salva-los (o que não acontece). Mas, “essa não é uma história com final feliz”. E realmente, até o penúltimo capítulo somos “forçados a crer” que teremos um final feliz para os irmãos, o que não acontece.


Assim como no filme a história vai sendo narrada por Lemony Snicket, que fará variadas pausas para fazer seus comentários sobre o que acontece a seguir, ou cenas antes do ocorrido. Conde Olaf está sempre um passo a frente, e assim consegue capturar os irmãos, porém de formas irônicas os vemos salvos das garras do vilão. Para quem achou que era uma série cômica e engraçada, não vou dizer que estará errado, afinal o autor utiliza de muitas “ironias do destino”, porém não senti em nenhum momento vontade de dar grandes risadas com as aventuras dos irmãos.


Devo acrescentar também, que achei os irmãos Baudelaire, da série Netflix, bem parecidos (fisicamente) com os atores que os interpretaram no filme de 2004. Como conde Olaf a interpretação ficou ótima (palmas para o ator que o fez!), conseguimos sentir uma repulsa maior ainda pelo vilão, quanto a que sentimos por Conde Olaf do filme, em 2004 (interpretado por Jim Carrey).

A série retratou a história dos quatro primeiros volumes, e como notícia feliz: já foi confirmada a segunda temporada com dez episódios (adaptação do livro cinco ao nove), e há uma probabilidade de que tenhamos uma terceira temporada para cobrir os quatro últimos livros.

E então, já assistiram? Conhecem a série de livros? E o filme?

9 comentários:

  1. Vou começar dizendo que amei esse gif do Mário no link dos comentários ♥
    Eu assisti apenas o primeiro ep da série e gostei bastante. Não posso falar em quesito de adaptação, porque não li nenhum dos livros, mas achei a atuação do Neil Patrick Harris como Conde Olaf.

    ResponderExcluir
  2. OI KAROL

    acredita que eu tô vacilando e ainda não vi ou li nada relacionado? ._.
    sim, vacilo, não consigo descrever minha negligência com essa obra de outra forma D: HAHAHAHAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei saber que você gostou pois está parecido com o filme e eu adorei o filme, mas não me julgue por ainda não ter lido nem os livros e não ter visto a série ainda. Vou tentar assisti-la esse fim de semana.
    Adorei a postagem e ficou sem spoilers! *-*
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi o primeiro episódio e confesso que não curti taaanto assim como o filme, ainda não li os livros, mas pretendo ler antes da próxima temporada!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu indico para assistir. A série ela irá divergir porque contará de forma mais detalhada toda a situação dos irmãos. E um bônus: pois o filmes apenas retratou os três primeiros livros, a série retrata os quatro primeiros livros. Então temos ai uma história que não foi mostrada no filme. No máximo o filme e a série são praticamente iguais. A série, claro, será mais trágica do que o filme.

      Até mais!
      Karolini Barbara

      Excluir
  5. Estou louca pra assistir~ Nunca li os livros, então não vou reclamar da adaptação (só da série em si, se não gostar sdhuguishdiuds).
    Pelas fotos parece uma obra do Tim Burton hahah
    Abraços~

    Nankin Dust~♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol,
    Adoro Desventuras *-*
    Ainda não peguei para assistir, mas é um das minhas prioridades no momento.
    Preciso ler os livros ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Eu queria olhar mas não gosto de Netflix , prefiro baixar :p estou curiosa pra vê já vi o filme e amei <3 fora que tem gente toda hora falando ç_ç .... bjs http://jesscastrojc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pra ser bem sincera, eu também não gostei muito não. Só assisti o primeiro episódio, talvez eu volte a ver nas férias e goste dos outros. Mas o que mais em incomodou foi a impressão que tive de que o Neil está ali interpretando o Barney, eu amo o NEil então isso me decepcionou bastante. Gosto da série, já li os cinco primeiros livros, mas estou muito mais pro time do filme. Achei muito estranha essa adaptação, me pareceu meio boba.

    Mas darei uma segunda chance.

    Beijos

    http://barrados-nobaile.wixsite.com/meusite

    ResponderExcluir