06 fevereiro 2016

O Lado Mais Sombrio (editora Novo Conceito) - Resenha

O Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o Gato, a Lagarta, a Rainha de Copas... Todos eles estão de volta, e desta vez o assunto é sério. Alyssa precisa enfrentá-los para salvar as mulheres da sua família de uma terrível maldição. Neste romance fantástico e surpreendente, a realidade pode ser muito mais perturbadora do que os sonhos.


O Lado Mais Sombrio nos mostra o “verdadeiro País das Maravilhas”. Há muito tempo a primeira Alice cruzou a toca do coelho e bagunçou o país das maravilhas: suas lágrimas formaram um oceano, a rainha vermelha foi roubada e a rainha marfim foi trancafiada em uma caixa. Mas Alyssa é apenas uma menina comum que convive com o fantasma de ser a descendente da primeira Alice, aquela do livro de Carroll.
“Não é fácil viver sob a sombra de alguém – O semblante dele escurece.”
Alysson, mãe da Alyssa, encontra-se internada em uma clínica psiquiátrica. Desde que Alyssa tinha cinco anos que Alysson diz falar com plantas e insetos, como doces em uma xícara, tudo para proteger sua filha. Percebemos que Alyssa não a chma de mãe, mas sim de Alysson o livro inteiro, em uma tentativa de não querer se transformar em sua mãe.

Porém Alyssa, assim como sua mãe, consegue falar com plantas e insetos, tentando refrear todas as vozes que ela consegue escutar, Alyssa é uma artista que utiliza de insetos e plantas mortas para montar seus quadros.
Era briluz. As lesmolisas touvas.
Roldavam e reviam nos gramilvos.
Estavam mimsicais as pintalouvas,
E os momirratos davam gilvos.
Alyssa então descobre ser verdade o País das Maravilhas e começa a sentir a presença de um amigo que há muito não via. Junto a ele ela consegue achar os tesouros perdidos do mundo intraterreno para retornar e acabar com a maldição. Jeb – seu melhor amigo e garoto a qual ela é apaixonada – cai também na toca do coelho, junto com Alyssa, os dois conseguem chegar até o amigo esquecido de Alyssa: Morfeu.

Morfeu se mostra ser um amigo de confiança duvidosa, mesmo que tenham passado a infância juntos nos sonhos de Alyssa. Alyssa começa a sentir se em casa e a se transformar no mundo intraterreno, descobrindo quem realmente ela é. Mas será que toda sua família sofre mesmo de uma maldição? (spoiler!!) Morfeu é mesmo um amigo confiável? Será que ela conseguirá se entregar a Jeb? Em quem ela pode confiar? E o mais importante: será que Alyssa conseguirá salvar sua mãe?
“Não – murmuro, extasiada.
Ele se afasta com os olhos sérios e sombrios – Quer que eu pare?
Não – Eu tantas vezes adormeci rezando para que você me olhasse desse jeito. Me tocasse desse jeito – Não parta meu coração.
Sombras de mariposas flutuam sobre ele no teto espelhado, me distraindo da seriedade de sua expressão. – Eu arrancaria o meu primeiro.”
Em uma escrita simples e envolvente nós somos levados juntos com Alyssa para a toca do coelho rumo ao País das Maravilhas. Em uma versão mais “louca” da verdadeira história de Carrol, descobrimos que os personagens são reais e que o mundo mágico está bem embaixo dos nossos pés esperando para ser explorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário