25 abril 2015

“Tudo que é pop, cool ou polêmico - uma hora ou outra - acaba virando tendência!” Mainá Belli


Formada em Moda e Pós Graduada em Jornalismo, Mainá Belli é dona do blog Virou Tendência.


Mainá Belli tem 23 anos, é formada em Moda e Pós-Graduada em Jornalismo. Em suas horas livres ela gosta de ler, assistir séries, ir ao cinema e comer, deixando bem claro que “comer é muito mais que uma necessidade fisiológica. (risos)”. Consultora de Estilo e com projetos para uma marca "Nele eu acabo tirando todas as minhas idéias, peças, cores e texturas da cabeça e passando para o papel. Falarei desse projeto em breve no blog!", promete. Atualmente redige o blog Virou Tendência, com cerca de 30 mil views mensais. Sendo blogueira ela ensina que "blog exige dedicação".

W. R.: Por que criou o “Virou Tendência”?

Mainá: Para conseguir expor todas as minhas idéias, pensamentos e tudo que gosto em um único lugar. Das coisas que mais me movem nesta vida estão a moda e a escrita, então pensei: “Por que não?”

W. R.: Qual a ideia principal do “Virou Tendência”?

Mainá: Mostrar as tendências de moda e maquiagem que vêm surgindo por aí, ensinar como usar, como aplicar e, principalmente, fugir dos padrões estéticos que parte do universo da moda tenta nos impor.

Se você gosta de algo, não deve deixar de usar por causa de umas gordurinhas a mais ou a menos. Lá no blog eu sempre incentivo as meninas de todos os tipos de corpos, idades e estilos a usarem o que bem quiserem. Meu diálogo lá é bem democrático.

W.R.: Deu trabalho em saber sobre o que iria falar em sua página, ou logo você já sabia do que queria tratar?

Mainá: Moda sempre foi meu foco! Mas, há pouco, algumas marcas de cosméticos me procuraram para parcerias e a partir daí encontrei uma paixão ainda maior pelo universo de makes, cabelos e afins.

W. R.: Como jornalista você escreve sobre moda, sempre teve interesse por essa área?

Mainá: Na verdade, sou formada em Moda. O que veio em segundo plano na minha carreira foi o Jornalismo. Além de escrever sobre moda, gosto de escrever sobre beleza, saúde e também vivo escrevendo crônicas – é minha profissão, mas é também minha diversão.

W. R.: Sendo uma jornalista do mundo da moda, você recebe e-mails, das suas leitoras, pedindo dicas de moda e beleza?

Mainá: Sim!! E-mails, inbox e comentários muito fofos. Elas pedem dicas particulares, mas de maneira geral, são mais pedidos de posts sobre algum assunto em específico. Eu adoro ler estes e-mails. Continuem mandando, meninas!
W. R.: Em que baseia suas matérias no seu site?

Mainá: Moda e beleza principalmente. Algumas são mais jornalísticas, mas a maioria é de viés mais pessoal. O público pede por isso, afinal, essa é a ideia do blog: compartilhar experiências.

W. R.: Para você, ser blogueira é uma profissão?

Mainá: Se você trata como profissão, uma hora ou outra acaba virando profissão. Ainda rola um preconceito em torno da profissão bloger ou vlogger, mas tem muita gente por aí fazendo dinheiro na internet. Tem como negar?

W. R.: Você já fez matérias e publicidade para outras marcas?

Mainá: Já sim. É uma das maneiras com as quais nós blogueiras conseguimos monetizar nosso canal. E não entendo como é que o público pode sair perdendo nessa, afinal, as revistas de moda e sites tradicionais são movidos a publicidade. Eu ganho meu “din din”, continuo trazendo todo o tipo de conteúdo para o meu público e vejo que as leitoras gostam de acompanhar a evolução do Virou Tendência de um blog amador para um blog profissional.
 
W. R.: Há quanto tempo trabalha com seu blog?

Mainá: O blog está há um pouco mais de um ano no ar, mas o considero como um trabalho há uns quatro ou cinco meses.

W. R.: Por que escolheu a plataforma do Wordpress para a criação do site?

Mainá: É muito prática, simples de entender e bem didática - o que acaba facilitando meu trabalho no dia a dia. Amo o Wordpress e super indico para quem vai começar um blog.

W. R.: Como blogueira, você possui algum ganho financeiro?

Mainá: Sim. Ganhos com publicidade de uma maneira geral – presskits, banners, publiposts...

W. R.: Na sua opinião: o que é necessário para trabalhar no mundo dos blogs/vlogs?

Mainá: Amar o que faz! Mas, principalmente, entender que amar blogs não significa que você ame trabalhar em um blog. Você tem que ser dedicado, pois leva muito tempo do seu dia. Não é só escrever, tem que buscar um bom relacionamento com as empresas parceiras e assessorias, fazer muitas pesquisas, assistir vídeos, fotografar, entender de edição de foto e vídeo e ser inovadora.

Agora, além do viés profissional do blog, você pode também criar um espaço virtual para usar como portfólio ou também como um hobbie. A rede é gigante e tem espaço para todo mundo! Ah, e tem que escrever direitinho também. Nada mais feio que entrar em um blog e encontrar muitos erros grotescos de português. Fora isso, divirtam-se criando e escrevendo que o ganho financeiro logo vem. Experiência própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário