07 julho 2016

10 coisas que todo vlogueiro/blogueiro deveria saber


É uma seleção pequena e mesmo assim “empoderada” para que vlogueiros/blogueiros iniciantes tenham uma base para iniciar seu “trabalho”. É claro que não foi feito através de pesquisas, mas sim de minhas experiências com a plataforma a qual trabalho (blog). Então vamos seguir o som e se ligar nas dicas abaixo:

1° dica: Inspire-se

Procure um vlog ou blog para inspirar. É o ponto de partida para tudo. Saiba que tipo de conteúdo você quer falar ou postar. Como por exemplo: “Ah eu quero criar um blog que fale de maquiagem” ache exemplos de blogs e vlogs que lidam com tudo o que tem a ver com beleza. E mesmo que escolha um tema a qual seja abordado, lembre-se que a blogosfera tem espaço para todo mundo. Você pode falar das mesmas coisas que os outros falam, porém sempre haverá uma forma diferente de abordar os temas.

2° dica: Pense em um título

Título é tudo, porque é sua logo marca, a exemplo do meu: Women Rocker. Seu título vai traduzir tudo àquilo que você quer abordar. Ele vai dizer qual é a cara do seu blog. Então quando for pensar em um título, imagine que você é o leitor e que precisa entender, através do título, aquilo que seu blog/vlog quer passar aos leitores.

3° dica: Estipule um público

Quando você começa a criar algum vlog/blog precisa saber que tipo de público quer alcançar. Jovens, adultos, jovens adultos, crianças, etc... Tudo isso conta para que você consiga passar a sua idéia. Isso vem a partir do momento que você escolhe um título e um tema para o blog. Ai sim, você estará estipulando o tipo de público que você quer alcançar.

4° dica: Fale a língua deles

Seu público tem que entender o que você quer passar, ele tem que entender o que você fala. Na maioria das vezes a relação entre o post (que o blogueiro escreveu) e o leitor é impessoal. Porque se cria um vínculo entre a linguagem que é usada e o que o leitor entende. Não adianta nada dar uma de Machado de Assis e deixar todo mundo boiando.

5° dica: Seja responsável pelo que fala

Tudo aquilo que você publica na internet tem que ser responsável. Felipe Neto foi responsabilizado ao falar de Fiuk em um de seus vídeos no canal Não Faz Sentido, outra blogueira foi responsabilizada por pedir que seus leitores e ouvintes mandassem nudes aos amigos caso não conseguissem seguir a dieta estipulada na semana. A partir do momento que você se torna público você se torna um formador de opinião. Então tem que estar ciente de que você é responsável por tudo aquilo que fala na internet.

6° dica: Interaja com seu público

Responder comentários, ou iguais aqueles youtubers que colocam para os ouvintes fazerem perguntas a eles e assim gravam um vídeo respondendo, ou escolhem umas dez perguntas e respondem as mesmas. Isso é se manter presente com o público, com seus seguidores.

7° dica: Estipule um roteiro

Super importante. Um roteiro diz respeito ao que você quer publicar. É super importante para aqueles blogueiros e vlogueiros que tem interesse em manter postagens semanais e etc. Eles trabalham com um roteiro sobre o próximo tema ou matérias a serem abordadas.

8° dica: Saiba sobre o que fala

Tenha conhecimento sobre aquilo que fala. Ai você deve estar pensando o seguinte: “Ah! Tem muito youtuber falando abobrinha na internet.”. Óbvio que tem, mas mesmo as abobrinhas que eles falam, eles entendem do que estão falando. Não há nada mais feio do que abordar um tema a qual você não tem discernimento nenhum. Faça uma pesquisa, edite um texto e por ai vai. Mas saiba que precisa saber e entender do que você vai falar.

9° dica: Não tenha vergonha

Se você quer ser um youtuber, ou blogueiro, não pode ter vergonha de soltar o verbo de vez em quando. Você vê o Felipe Neto com vergonha? A Kéfera? Ou até mesmo o Felipe Castanhari? Claro que não! E olha que eles xingam em uma facilidade assim extraordinária.

Obs.: Depois explico o porquê de xingarem tanto.

10° dica: FAÇA!


E essa é importantíssima. Chuta o pau da barraca e faça essa porra toda!

7 comentários:

  1. Acho que é importante ser profissional. Mesmo que o blog só tenha um leitor é bom dar o nosso melhor e não deixar a desmotivação vencer. Do tipo, para é que me vou esforçar se ninguém lerá aquilo que escrevo? Adorei as dicas. Achei que fosse mais do mesmo mas confesso que fiquei surpreendida.

    ResponderExcluir
  2. Amei! E olha, acho que também consigo xingar com facilidade kkkkkkkkkk

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage

    ResponderExcluir
  3. Tem que encarar o blog/canal com responsabilidade; porque o público sempre merece o seu melhor.
    Gostei o post.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissaveira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que o objetivo principal é deixar sua voz falar e ser você mesmo sempre não é mesmo?Eu aprendi isso também.Sei lá, ficamos entrando na "modinha" apenas para tentar ficar famoso, mas daí quando você percebe que aquilo dá um trabalhão você simplesmente se dá conta de que é preciso AMAR aquilo.

    E esse é o melhor sentimento do mundo <3

    Amei seu post.São dicas muito boas :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei você citar a quinta dica! É o que eu sempre falo: não dá pra sair falando qualquer besteira, escrevendo bobagens ou preconceitos disfarçados de opinião. Temos que ser responsáveis sim, seja pros grandes blogs ou pequenos.
    Pra mim só falta coragem mesmo, tenho planos de criar um canal no YT há quase três anos e até agora nada hahaha

    Beijos!
    Alternativa GG

    ResponderExcluir
  6. Sou nova nesse universo e estou começando minha página agora! Ainda estou com dificuldades para manter a rotina, mas vamos que vamos hahahaha! Vou super prestar atenção nessas dicas, amei!

    Love&Kisses
    Loucura Alternativa

    ResponderExcluir
  7. Concordo em tudo.Principalmente na 5!Muitos youtubers não se ligam que as pessoas se inspiram neles,são verdadeiramente formadores de opinião,como você disse.
    Achei as dicas ótimas e quero seguir seu blog e as dicas também ♥ P.s.Não achei o botão pra seguir!11
    Te convido a conhecer o meu,beijinhos
    Dreamydepernasproar.blogspot.com

    ResponderExcluir