14 abril 2016

Me segue que eu te sigo de volta!


Para quem já está há muito tempo na blogosfera (como eu!) já deve ter se deparado com um comentário, ou postagem em grupos do facebook, ou visto alguém falar isso por ai. A ideia dessa onda de “me segue que eu te sigo de volta” é simplesmente, gerar – e apenas isso mesmo – seguidores para um blog. Então eu resolvi fazer uma pequena matéria a respeito do porque não é legal fazer isso.


1° Gera seguidores, mas não gera visualizações.


De que adianta você ter 200 seguidores no seu blog e não ter visualizações que demonstrem que seu blog é bem visto e até mesmo bem comentado na web? Não adianta nada. Você só terá uma página com bastante seguidores. A ideia dos blogs é passar tudo aquilo que você gosta, é compartilhar experiências, dar sua opinião, falar do que todo mundo fala, etc. Você seguir um blog só para obter mais um seguidor é chato! Eu mesmo sigo blogs que me identifico e na qual comento e são poucos mesmo. Os que eu acabo gostando e mesmo assim não sigo eu ainda sim passo lá na página deles e vou dar uma olhada no que tem de conteúdo ali, e comento aquilo que me atrai. Mas, tem uns comentários...

2° Comentários nada a ver.


Nada a ver mesmo. Você faz um post lindo e maravilhoso, “lacrador”, como dizem, e daí vem um ser humano e fala: “adorei o post, me segue e acompanhe a gente pelas redes sociais”. Para que está errado. Comentar em um blog só para fazer merchandising do seu é chato! Eu gosto de falar do post, e até deixo o link do meu blog para visitação, mas eu comento sobre o post mesmo. Sobre aquilo que a blogueira está falando. É um ponto positivo porque incentiva o blogueiro em seu trabalho.

3° Tem espaço para todo mundo.


Deixa eu te contar um segredo: você pode falar do que quiser! As blogueiras hoje estão vendo web como forma de competição para saber quem consegue mais seguidores. No último blog que desmontei eu demorei cerca de dois anos para conquistar 600 seguidores. Um blog não faz curtidas e seguidores em curto prazo, tudo é construído a longo prazo. A blogosfera é extensa e você pode trabalhar até com os mesmos temas que outros blogs trabalham, mas de maneiras diferentes. Um tema não é exclusivo seu. Mas, a forma que fala, o logotipo e a cara do seu blog é exclusivo seu! Saiba aproveitar.

4° Você não vai comentar e nem visualizar todos os blogs que você seguir.


Você vai seguir 200 blogs, vai comentar e visualizar todos eles? Óbvio que não! Esse é um dos motivos de você ter N’s blogs na sua time e mesmo assim se identificar só com 5. Desnecessário!

5° Quando chegar em 20 seguidores eu faço a primeira postagem.


Eu tenho que explicar mesmo? Como funciona o ciclo: você cria o post, você escreve o post, você configura o post, você publica o post e por final você divulga o post (ou não, tanto faz essa parte mesmo!). Não tem nem cabimento você pedir para que te sigam e depois você fazer um post. Sem comentários!

E então, a pergunta que não quer calar, você me segue se eu te seguir de volta? (Para que tá chato!)

5 comentários:

  1. Devo concordar com o que diz. Principalmente que, nem a metade dos seguidores vão ver o que você esta escrevendo, muito menos comentar. Seria legal saber que todos que me seguem são porque realmente gostam do meu blog, mas sei que parte veio da tentativa de me fazer seguir de volta. Queria encontrar pessoas que gostem das coisas como eu pra gerar aquele bate papo legal, que as vezes acontece quando "os santos batem" sabe. HAHAHA. É só não perder as esperanças e continuar fazendo o que gosta! õ/

    Um beijão.
    www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Concordo super com você! Essa forma de "divulgação" não é legal, não é correta, não traz resultados certos. Quem é blogueira mesmo, quem gosta do que faz, quer interação e não números vazios.
    Seu post vai ajudar muita gente a abrir os olhos e entender melhor isso.
    bjsss

    blogtrashrock.com
    ps: amei participar da entrevista daqui!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, muita gente esquece desses detalhes, numeros também não são tudo...

    www.memoriasdeumaguerreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu faço parte de alguns grupos no Facebook pra divulgação de blogs. O problema é que o pessoal quer divulgar seu próprio blog mas dificilmente quer visitar o dos outros. E quando visita, faz aqueles comentários toscos, como esse que você citou, e isso não adianta de nada, né! Sempre ouço falar também nesses grupos, que muita gente deixa o link do seu canal no youtube, link de vídeo, e aí começa a surgir "deslikes" nos vídeos. Ou seja, além de não ajudar, só atrapalha. Acho que de começo pode até ser interessante trocar curtidas, principalmente na página, porque aí um amigo que viu que tu curtiu a página x se identifica e curte também, e aí vai. Mas no final das contas, o que importa mesmo é quem realmente fica porque quer. Números vazios também não me satisfazem!

    -> www.teoriasfemininas.com.br
    -
    -> www.cafecomnaftalina.com.br

    ResponderExcluir
  5. "Quando chegar em 20 seguidores eu faço a primeira postagem" ué, mas a pessoa vai seguir sem saber sobre o que você vai escrever, como vai escrever, como é seu blog...? é cada uma viu! Esses comentários nada a ver são os que mais me irritam, quando vejo uns assim nem perco meu tempo retribuindo o comentário, às vezes nem respondo. Já aconteceu contigo de postar algo ruim, tipo você falar que está doente, e a pessoa comentar lindo post, coisas do tipo? Umas coisas assim me fazem quase desistir da blogosfera

    ResponderExcluir